6 Dicas para Decoração de uma Sala de Estar Pequena
Sala de Estar Pequena

6 Dicas para Decoração de uma Sala de Estar Pequena

Para ter aquela sala de estar dos sonhos, não é preciso um ambiente bem amplo, mas saber aproveitar adequadamente cada espaço tendo uma mente mais aberta.

Sala de Estar Pequena
Sala de Estar Pequena

É verdade! Dispor a mobília assegurando a funcionalidade no cômodo e escolher os modelos ideais, tudo com uma boa dose de criatividade, garantirão uma sala super confortável e charmosa. Saiba mais!

Comece pelas Paredes

Se a intenção for enganar os olhos, criando a sensação de que sua sala de estar é maior, então, a dica é investir em paredes mais claras voltadas para os tons neutros, como branco, areia, bege-claro e cinza-claro.

Sala de Estar Pequena
Sala de Estar Pequena

Agora, se o foco for compor um cenário mais descontraído, a sugestão é escolher uma cor diferenciada, como azul ou verde, por exemplo, mas buscando destacar apenas uma parede. Isso poderá ser feito, inclusive, com um belo papel de parede.

Defina Onde Será Colocada a TV

Por se tratar da sala de estar é fundamental estabelecer o local onde ficará a televisão. Desse modo, os demais móveis serão dispostos a partir dessa decisão.

Sala de Estar Pequena
Sala de Estar Pequena

Além disso, por se tratar de um ambiente reduzido, o indicado é colocar a TV sobre um raque mais compacto com profundidade reduzida ou, então, preso ao painel, o que garantirá um ar bem moderno, inclusive.

O Sofá Ideal

Por uma questão estética e funcional, o sofá deverá ser colocado em frente a televisão. Se por algum motivo isso não for possível, então procure colocá-lo na lateral e agregue pufes, os quais são bem práticos e compactos.

Sala de Estar Pequena
Sala de Estar Pequena

Quanto ao modelo do sofá, dê preferência ao de três lugares, no máximo, com braços mais estreitos, de profundidade reduzida e de traços mais simples. Priorize, inclusive, um tom mais neutro, como cinza ou bege-claro. Optar pelo sofá-cama ou com chaise retrátil também é uma ótima solução!

Não se Esqueça de uma Mesa de Apoio

A mesinha de apoio é indispensável! Além de garantir o conforto e a praticidade, esse móvel dará um toque todo especial ao espaço. Por isso, ela poderá ser colocada ao centro, entre o sofá e a TV, por exemplo, ou, então, na lateral do sofá. Tudo dependerá da área disponível, afinal, é importante considerar se há espaço suficiente para circular mais tranquilamente pelo cômodo, sem ficar esbarrando na mobília ou se esquivando.

Sala de Estar Pequena
Sala de Estar Pequena

Outro ponto essencial é o seu modelo: quanto mais compacto, melhor. Os modelos em acrílico podem ser uma excelente alternativa, já que dão uma cara mais leve ao ambiente.

Sala de Estar Pequena
Sala de Estar Pequena

Se quiser, você também poderá optar por um simples banquinho ou, mesmo, utilizar um pufe. Neste último caso, coloque sobre ele um tampo de vidro ou madeira, o que preferir. E quando precisar de um lugarzinho a mais, lá estará o pufe à disposição!

Aproveite as Paredes, Mas Não as Prejudique

Um dos segredos para otimizar espaços compactos é prezando um efeito mais arejado, ou seja, não agregando uma quantidade absurda de móveis e preservando espaços livres. Logo, quanto mais visível estiver o piso e a parede, maior será a impressão de que se trata de um ambiente mais amplo.

Sala de Estar Pequena
Sala de Estar Pequena

Sabemos que os nichos e as prateleiras são verdadeiros aliados de uma decoração charmosa, harmoniosa, funcional e, principalmente, no caso de salas menores. Mas para que esse tipo de móvel favoreça o ambiente é fundamental que siga certo padrão, em outras palavras, que não tenha muita profundidade.

Investir ou Não em um Tapete?

A dúvida costuma ser geral: é recomendado o uso do tapete em salas pequenas? A resposta é: depende. Pois é, em cada caso, o tapete pode atuar tanto como vilão quanto como mocinho. Por exemplo, se sua sala possui um piso muito escuro ou, mesmo, que apresente um visual que não lhe agrada mais.

Sala de Estar Pequena
Sala de Estar Pequena

Então, o tapete é uma boa solução para trazer maior leveza ao ambiente e, ainda, dar uma cara nova ao cômodo. Basta escolher um modelo clarinho de pelo rente.

Agora, se a sua situação for inversa, ou seja, com um piso bacana e mais leve, o tapete pode ser dispensado. A não ser, que você queira dar uma aquecida a sala e deixá-la mais aconchegante. Aí, ele é bem-vindo!

Fechar Menu